top of page

CÂNCER DE PROSTATA

Próstata com tumor

O QUE CAUSA O CANCER DE PROSTATA?

 

De acordo com a sociedade europeia de urologia, os fatores de risco associados como obesidade, diabetes, álcool, etc podem estar associados ao surgimento do câncer de próstata. A história familiar e a origem étnica estão associadas a um aumento da incidência de câncer de próstata sugerindo uma predisposição genética.

 

 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA

 

 

Na grande maioria das vezes o câncer de próstata é indolente, ou seja, ele não causa sintomas que chamem atenção do paciente para a presença da doença. Por outro lado, em algumas situações, principalmente quando o câncer se apresenta em sua forma mais avançada ele pode promover: dor na lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela urina. Dor ao urinar ou ejacular, presença de sangue na urina ou esperma, jato de urina fraco, dificuldade para ter uma ereção, incontinência urinária ou fecal.

Além disso, se o câncer estiver espalhado para outras regiões do corpo, também é comum a presença de outros sintomas menos específicos como dor constante nas costas, fraqueza nas pernas ou insuficiência renal.

 

COMO É REALIZADO O DIAGNÓSTICO DO CANCER DE PRÓSTATA?


A avaliação inicial é sempre feita com uma entrevista médica que inclui o exame do toque retal e o exame de sangue do PSA. Algumas vezes é necessários exames complementares como ultrassom da próstata, ressonância da próstata e/ou biópsia da próstata.


QUANDO DEVO INICIAR A INVESTIGAÇÃO PARA O CÂNCER DE PRÓSTATA?


Segundo a sociedade europeia de urologia devemos iniciar a investigação de acordo com os critérios abaixo:

  • homens a partir de 50 anos;

  • homens a partir de 45 anos se tiver  história familiar de Câncer de Próstata;

  • homens afrodescendentes a partir dos 45 anos;

  • homens portadores de mutações  BRCA2 a partir dos 40 anos de idade.

 

COMO É REALIZADO O TRATAMENTO DO CÂNCER DE PRÓSTATA?

 

O tratamento é definido de forma muito individual, ele é indicado após o urologista  avaliar a idade do paciente, gravidade da doença, doenças associadas e expectativa de vida.

Os tipos de tratamento que, normalmente são mais utilizados incluem:

  • Prostatectomia: cirurgia realizada para retirada completa da próstata, é um dos métodos mais utilizados; hoje dispomos de plataforma para cirurgia robótica, que é atualmente o método padrão ouro para esse tipo de abordagem ( LEIA O ARTIGO SOBRE CIRURGIA ROBÓTICA NESTE SITE).

  • Radioterapia: consiste na aplicação de radiação em determinadas áreas da próstata para eliminar as células de câncer;

  • Tratamento hormonal: é usado para os casos mais avançados e consiste no uso de remédios para regular a produção dos hormônios masculinos, aliviando os sintomas.

Em alguns casos, dependendo da progressão e estágio da doença e idade do paciente, o médico pode recomendar apenas a observação que consiste em fazer consultas regulares no urologista para avaliar a evolução do câncer.

 

 

 

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


agendar.png
bottom of page