top of page

O QUE É CIRURGIA ROBÓTICA?

Atualizado: 20 de abr.




A Cirurgia Robótica é uma técnica revolucionária que contribuiu para melhorar os resultados das cirurgias urológicas

As cirurgias com auxílio do robô podem ser usadas em praticamente todos os procedimentos urológicos abdominais e com resultados muitas vezes melhores do que aqueles alcançados pelas técnicas tradicionais.





Veja o vídeo:




QUAIS AS VANTAGENS DA CIRURGIA ROBÓTICA?


Esta técnica é o maior avanço tecnológico na área cirúrgica das últimas décadas e traz uma série de benefícios ao paciente quando comparada às técnicas tradicionais. Dentre eles, destacam-se:


- Minimamente invasiva: cirurgia através de pequenos cortes (0,5 a 1 cm), que reduzem a dor no pós-operatório, proporcionam uma recuperação mais rápida, além do benefício estético relacionado às pequenas cicatrizes.

- Menor perda de sangue e menor risco de transfusão sanguínea: evita a necessidade de grandes cortes e diminui o risco de sangramento quando comparada às técnicas a “céu aberto”.

- Visão 3D, ampliada (em até 15x) e em alta resolução do campo cirúrgico contribuindo para uma melhor avaliação anatômica dos órgãos operados.

- Grande flexibilidade dos instrumentos robóticos, proporcionando precisão cirúrgica milimétrica e maior liberdade de movimentos ao cirurgião.


Veja vídeo:




COMO FUNCIONA O ROBÔ?


Considerada uma cirurgia minimamente invasiva, a cirurgia robótica é realizada por meio de instrumentos especiais controlados por braços robóticos. É importante explicar que o robô não faz nada sozinho. Neste tipo de cirurgia, o cirurgião opera em um console próximo ao paciente e seus movimentos são traduzidos aos braços robóticos que realizam então todos os movimentos finos e precisos dentro do paciente. Além disso, a câmera também é controlada pelo cirurgião, facilitando o posicionamento adequado da mesma durante toda a cirurgia.


Um médico auxiliar permanece ao lado do paciente ajudando o cirurgião na aspiração de líquidos dentro da cavidade abdominal, introduzindo e retirando fios e agulhas utilizadas na cirurgia e trocando as pinças dos braços robóticos quando necessário.

Uma grande equipe treinada é fundamental para o sucesso de todo o procedimento e esta é composta também pelo médico anestesista, enfermeiros, técnicos de enfermagem e instrumentadores cirúrgicos.


Veja vídeo:


Quais são as cirurgias urológicas que podem ser feitas com o auxílio do robô?


  • · Prostatectomia radical (tratamento de câncer de próstata)

  • · Prostatectomia simples (tratamento de hiperplasia prostática benigna)

  • · Nefrectomia radical (tratamento de câncer de rim)

  • · Nefrectomia parcial (tratamento de câncer de rim)

  • · Cistectomia radical (tratamento de câncer de bexiga)

  • · Pieloplastia (correção de estenose de junção uretero-piélica - JUP)

  • · Reimplante ureteral (tratamento de estenose e ureter)

  • · Uretero-ureteroanastomose (tratamento de estenose e ureter)

  • · Sacropromotofixação (cirurgia para correção de prolapso genital)

  • · Hernioplastia inguinal

  • · Linfadenectomia de Retroperitônio (para tratamento de câncer de testículo



O QUE É NECESSÁRIO FAZER NO DIA DA CIRURGIA?


Primeiro, converse com o seu urologista como será realizado o seu procedimento.

Geralmente o paciente dá entrada no hospital no dia da cirurgia (em alguns casos especiais, solicitamos a internação na véspera) e não é necessário nenhum preparo especial, exceto pelo jejum de 8 horas.

Após a cirurgia robótica, o paciente já é liberado para caminhadas no mesmo dia e em geral recebe alta no dia seguinte, diferente das cirurgias convencionais, nas quais o paciente permanecia internado de 2 a 3 dias após o procedimento.



COMO OCORRE A RECUPERAÇÃO APÓS O PROCEDIMENTO?


Em casa, o paciente permanece em repouso por aproximadamente uma semana, mas podendo realizar atividades leves (incluindo subir alguns degraus de escada) e inclusive trabalhar caso se sinta confortável.

Em 2 a 4 semanas o paciente já estará apto a retomar todas as atividades que fazia anteriormente a cirurgia.



77 visualizações0 comentário

Commentaires


agendar.png
bottom of page