top of page

PRÓSTASTA AUMENTADA

Atualizado: 20 de abr.

Qual o significado de Próstata aumentada?


A próstata aumentada ( hiperplasia prostática ) é um aumento benigno (não

é um câncer) do tamanho da próstata que atinge  cerca de 25% dos homens

na faixa dos 40 aos 49 anos. Na faixa entre 70 e 80 anos, essa taxa chega a


80%. Normalmente do tamanho de uma noz, a glândula pode chegar a ficar tão

grande quanto uma bola de tênis. O crescimento da próstata pode comprimir

a uretra, diminuindo o seu calibre e dificultando ou impedindo a passagem da

urina. Isso pode levar a sintomas relacionados a dificuldade para urinar, bem

como favorecer o aparecimento de infecções e de cálculos renais.


Quais são as causas da Próstata aumentada?

 

Não se sabe, exatamente, quais são as causas da hiperplasia de próstata, mas acredita-se que a condição possa estar conectada com variações nos níveis de testosterona e de hormônios, como a di-hidrotestosterona.

A idade do paciente, especialmente após os 50 anos de idade e outros fatores genéticos, podem influenciar diretamente na hiperplasia da próstata e em seu surgimento


Quais são os sintomas da Próstata aumentada?

 

Devido ao aumento da próstata há o bloqueio do fluxo de urina, então os sintomas mais observados são:  dificuldade ao iniciar a micção, sentimento de que não esvaziou a bexiga totalmente, diminuição do jato urinário, dor ao urinar, urgência para ir ao banheiro várias vezes ao dia, e às vezes aparecimento de sangue na urina.


Como é realizado o diagnóstico da Próstata aumentada?

 

O diagnóstico é geralmente realizado através da história clínica através dos seus sinais e sintomas. O exame físico através do toque retal é de fundamental importância. Assim como o uso de exames laboratoriais como o PSA, a função renal e exames de urina. Sempre utilizamos também exame de imagem como um ultrassom da próstata e avaliação do seu resíduo após a micção. Por vezes solicitamos exames como a urofluxometria e/ou o Estudo urodinâmico








Toque Retal


Ultrassom de Próstata


Estudo urodinâmico

O estudo urodinâmico é um exame urológico capaz de medir a capacidade de armazenamento e esvaziamento de urina pela bexiga, avaliando a sensibilidade do órgão, nível de enchimento máximo, elasticidade e possíveis contrações involuntárias da bexiga. Esse exame é mais invasivo do que a urofluxometria porque é necessário a passagem de uma sonda de pequeno calibre via uretra e via retal,e permanecer durante o exame.



Urofluxometria



Consiste em medir a velocidade do fluxo urinário durante uma micção normal. Essa medição é feita por uma balança de precisão e convertida em um gráfico com auxílio de um computador.



Qual o tratamento da Próstata aumentada?

 

O tratamento da próstata aumentada é indicado naqueles casos em que há o surgimento de sintomas ou complicações incômodas, como infecções, sangue na urina, cálculos. Pode ser tratamento medicamentoso ou cirúrgico.


Medicamentos: são utilizados como primeira tentativa, Bloqueadores alfa-adrenérgicos relaxam certos músculos da próstata e da saída da bexiga e podem melhorar o fluxo de urina. Alguns medicamentos podem bloquear os efeitos dos hormônios masculinos responsáveis ​​pelo crescimento da próstata, reduzindo a necessidade de cirurgia ou outros tratamentos.


Cirurgia: A cirurgia está indicada nos casos em que a medicação não obteve resultados efetivos ou quando em algumas situação se torna imperativo optar pela cirurgia como: presença de cálculo vesical, disfunção renal, hematúria (sangue na urina), infecções recorrentes, dentre outras. As opções são:


  • Vaporização da Próstata



29 visualizações0 comentário

Comments


agendar.png
bottom of page