Qual o significado de Próstata aumentada?
A próstata aumentada ( hiperplasia prostática ) é um aumento benigno (não
é um câncer) do tamanho da próstata que atinge cerca de 25% dos homens
na faixa dos 40 aos 49 anos. Na faixa entre 70 e 80 anos, essa taxa chega a
80%. Normalmente do tamanho de uma noz, a glândula pode chegar a ficar tão
grande quanto uma bola de tênis. O crescimento da próstata pode comprimir
a uretra, diminuindo o seu calibre e dificultando ou impedindo a passagem da
urina. Isso pode levar a sintomas relacionados a dificuldade para urinar, bem
como favorecer o aparecimento de infecções e de cálculos renais.
Quais são as causas da Próstata aumentada?
Não se sabe, exatamente, quais são as causas da hiperplasia de próstata, mas acredita-se que a condição possa estar conectada com variações nos níveis de testosterona e de hormônios, como a di-hidrotestosterona.
A idade do paciente, especialmente após os 50 anos de idade e outros fatores genéticos, podem influenciar diretamente na hiperplasia da próstata e em seu surgimento
Quais são os sintomas da Próstata aumentada?
Devido ao aumento da próstata há o bloqueio do fluxo de urina, então os sintomas mais observados são: dificuldade ao iniciar a micção, sentimento de que não esvaziou a bexiga totalmente, diminuição do jato urinário, dor ao urinar, urgência para ir ao banheiro várias vezes ao dia, e às vezes aparecimento de sangue na urina.
Como é realizado o diagnóstico da Próstata aumentada?
O diagnóstico é geralmente realizado através da história clínica através dos seus sinais e sintomas. O exame físico através do toque retal é de fundamental importância. Assim como o uso de exames laboratoriais como o PSA, a função renal e exames de urina. Sempre utilizamos também exame de imagem como um ultrassom da próstata e avaliação do seu resíduo após a micção. Por vezes solicitamos exames como a urofluxometria e/ou o Estudo urodinâmico
Toque Retal
Ultrassom de Próstata
Estudo urodinâmico
O estudo urodinâmico é um exame urológico capaz de medir a capacidade de armazenamento e esvaziamento de urina pela bexiga, avaliando a sensibilidade do órgão, nível de enchimento máximo, elasticidade e possíveis contrações involuntárias da bexiga. Esse exame é mais invasivo do que a urofluxometria porque é necessário a passagem de uma sonda de pequeno calibre via uretra e via retal,e permanecer durante o exame.
Urofluxometria
Consiste em medir a velocidade do fluxo urinário durante uma micção normal. Essa medição é feita por uma balança de precisão e convertida em um gráfico com auxílio de um computador.
Qual o tratamento da Próstata aumentada?
O tratamento da próstata aumentada é indicado naqueles casos em que há o surgimento de sintomas ou complicações incômodas, como infecções, sangue na urina, cálculos. Pode ser tratamento medicamentoso ou cirúrgico.
Medicamentos: são utilizados como primeira tentativa, Bloqueadores alfa-adrenérgicos relaxam certos músculos da próstata e da saída da bexiga e podem melhorar o fluxo de urina. Alguns medicamentos podem bloquear os efeitos dos hormônios masculinos responsáveis pelo crescimento da próstata, reduzindo a necessidade de cirurgia ou outros tratamentos.
Cirurgia: A cirurgia está indicada nos casos em que a medicação não obteve resultados efetivos ou quando em algumas situação se torna imperativo optar pela cirurgia como: presença de cálculo vesical, disfunção renal, hematúria (sangue na urina), infecções recorrentes, dentre outras. As opções são:
Vaporização da Próstata
Cirurgia Laparoscópica (Imagens Sensíveis)
Prostatectomia Aberta (Imagens Sensíveis)
Cirurgia Robótica (Imagens Sensíveis)
Comments