top of page

CÂNCER DE PÊNIS

Pênis com tumores na glande.

 

O que é Câncer de Penis

 

O câncer de pênis é um tumor raro que pode surgir no órgão ou apenas na pele que o cobre, provocando mudanças na cor e textura da pele, assim como surgimento de nódulos ou feridas


Quais são os fatores de risco para o câncer de pênis?

 

Má higiene, tabagismo, fimose, e Infecção pelo vírus HPV são os principais fatores de risco

 

Como posso saber se tenho câncer de pênis?

 

O sinal mais comum  é a presença de feridas ou úlceras persistentes ou o aparecimento de massas proeminentes na glande, prepúcio ou corpo do pênis.

A presença da fimose sem a possibilidade de exposição completa da glande de um paciente com higiene inadequada, pode esconder uma lesão que pode ser um câncer de pênis.

 

Como é feito o diagnóstico do câncer de pênis?

 

O diagnóstico é feito através do exame físico.

A avaliação inicial pelo urologista é fundamental para determinar a necessidade de se realizar uma biópsia da lesão e diferenciar uma lesão benigna de uma lesão maligna.

 

Como é realizado o tratamento do câncer de pênis?

 

O tratamento vai depender do estágio da doença. Quando optamos pela cirurgia, a lesão sempre deverá ser completamente retirada. Em estágios  muito iniciais apenas apenas a Postectomia pode ser feita. A medida que as lesões são maiores e apresentam características invasivas; cirurgias mutiladoras podem ser necessárias como: a glandectomia e  a penectomia parcial ou total.

O uso da Radioterapia e do Laser também tem sido aplicados em alguns casos específicos.

 

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


agendar.png
bottom of page